quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ai, meu coração

Mais meninos e paixões:

"Cacau, eu não sei bem como falar isto mas vou tentar, eu tenho uma amigo que desde que conheci ele o ano passado acho ele bonitinho, só que agora eu gosto mais de estar perto dele e acho que to gostando dele e minhas amigas me dizem que ele gosta de mim só que não quero demonstrar pra ele isto, e não sei o que fazer!! Será que ele gosta de mim e o que faço pra ele não descobrir que to gostando dele?!?!?!"

Olha, acho que vc pode relaxar e deixar isso fluir. Afinal, se vc gosta dele, e as meninas dizem que ele gosta de vc, deixa ele chegar perto, conversa bastante, assim saberá se gosta mesmo dele ou não. Se vc está mesmo gostando dele, e ele de vc, ele precisa de umas insinuações, pois do contrário, ficará na mesma dúvida que vc... Agora, se vc está muito nervosa, lembre-se, vc só fará aquilo que tiver vontade e nada além disso. Se só quer conversar, então só conversa. Não precisa ficar com ele nem nada só porque ele gosta de vc, de jeito nenhum, vc não tem nenhuma obrigação e nem se deixe levar pelo que os outros dizem ou fazem ou deixam de fazer. isso é com eles, vc se preocupa com vc. Faça o que achar melhor para vc.

"E cacau eu tenho um amigo(super amigo) que gosta de mim só que por mais que eu diga que eu não gosto dele que eu não quero nada além de amizade ele não entende e to tentando fugir um pouco dele pq já to virando motico de brincadeira na escola pq ele gosta de mim, o que eu faço eu não quero ser mais do que amiga dele!?!?!"

Precisa deixar o mais claro possível. Diga que está lisonjeada, e que fica muito honrada, mas que ainda não está preparada para isso, faça com que ele escute e entenda isso. Diga que o quer como amigo e que ele é muito importante para vc e que quer manter essa amizade e que ficaria muito triste se ele não entender seus sentimentos também. valorize-o, mas deixe claro sua posição, sem magoá-lo, afinal ele gosta de vc e vc tem carinho por ele como amigo. A partir disso, é ele que tem que dar um jeito de lidar com isso. Mas trate-o com atenção, se vc deixar claro, ele não terá mais desculpas para pensar o contrário. Se vc fugir, que tb é uma opção, e até a mais fácil, perderá a amizade dele. Nunca mais será a mesma coisa. E ele ainda ficará muito magoado, sem entender o que aconteceu. Faça o que achar certo e o que seu coração mandar. Se for o caso dê um tempo, até pensar na melhor forma de conversar com ele, de forma que ele te escute.

Quanto as brincadeiras da escola, procure ignorá-las. Quando as pessoas juntam para goza ou tripudiar, nada de bom sai disso, procure ficar acima disso, por mais difícil que seja. Quando as pessoas estão em grupo e o grupo cai em cima de alguém, é a coisa mais triste. parece que as gozações afloram e magoam pra valer. Não permita que isso aconteça, nem cm vc, nem com ele. Quando perceber algo vindo, uma gozeira, ou qualquer coisa, procure cortar logo ou ignorar chamando a atenção para outra coisa, ou melhor, mude de assunto rapidamente. Se a turma perceber que isso, ou qualquer outra coisa, te atingem e te chateiam, aí eles cairão em cima mesmo. Não permita que eles te magoem, fique acima disso.

Cacau
X-)

Tímida perto dele

Oi galera!

Se aproximar de garotos para algumas é muito fácil, para outras, mais ou menos e para outras ainda é mais complicado. E eu tb sou tímida e sei como é... A L. escreveu com esse problema:

"Cacau,eu adorei essa materia mais meu caso é diferente eu gosto dele mais ele não gosta de mim eu não sei oquê fazer,ele adora futebol mais eu não gosto e tem uma menina que é minha amiga e ela gosta de futebol eles sempre conversão sobre isso mais eu sou timida na escola ou quando to com muita gente mais em casa ou na casa das minhas melhores amigas eu fico muito agitada!eu não sei oque fala com ele."

Olha, se ele já te disse que não está a fim, aí fica complicado. Vc tem certeza disso? As vezes é só impressão sua... Procure saber bem, se é verdade mesmo! Quanto a gostar de futebol, eu tb não sou fã, mas vc pode procurar saber de qual time ele gosta e se informar um pouco, não tem nada de errado em fingir interesse, hehehe. Aproveita essa sua amiga e entra na conversa deles e participa! Fica conversando com os dois, pede para sua amiga te dar uma força.
agora, se ele realmente não estiver interessado, cuidado, melhor procurar outro gatinho. Lembre-se, faça o que é melhor para vc.

Sobre a timidez, tem que aprender a se soltar mais. É difícil, mas não é impossível. Precisa de oportunidades para treinar. Você é mais solta entre as pessoas que já conhece, então, quando estiver em meio de pessoas mais ou menos conhecidas, como a escola, tente não se preocupar tanto e relaxe, são pessoas como todas as outras. Atividades como dança e teatro ajudam vc a se soltar. Pode começar vencendo o medo e sempre que o professor falar alguma coisa, perguntar quem tem dúvidas e ou fazer perguntas na sala para alguém responder, manifeste-se. Da primeira vez, o coração bate tão rápido que parece que vai explodir, mas depois nas outras vezes, isso passa. Ofereça para apresentar os trabalhos lá na frente da sala. Se conseguir passar por isso, aí, conversar com o garoto ficará bem mais fácil...

Cabelo

"Cacau, preciso que vc me ajude: minha amiga está com problemas capilares (especificadamente:cachos indefinidos, frisados, opacos e ressecados.) O que ela faz? Pode responder atravéz do meu blog, comentando (http://eduardaepas2.blogspot.com); do primeiro post, independentemente de qual assunto for.
Obrigada.
E"

Oi!
Bem, para dar um bom conselho preciso da história do cabelo. Se passou por algum tratamento químico, se passou muitos produtos nele, o cabelo sente essas coisas.
Se está com muito estresse tb!

A princípio, sem saber do cabelo, posso aconselhar trocar de xampu e condicionador. Com o tempo é sempre bom variar esses dois produtos e seguir o que seja para o tipo ideal de cabelo. É bom procurar produtos neutros.
Bem, o problema pode ser tb por causa de muito uso de secador de cabelo, e/ou chapinha. Eles acabam ressecando muito o cabelo. Se me passar a história do cabelo, se ele tiver passado por muita coisa, tintura, escovas especiais, etc,que tb podem ser a causa, aí posso dar uma dica mais o problema específico.

bjs
Cacau

terça-feira, 16 de junho de 2009

O problema da minha amiga

A M. escreveu com esse problema mais complicado. A amiga dela está com problemas, mas não quer nem saber de nada...


"... minha amiga está diferente...
faz 6 anos que eu e ela estudamos juntas.E tipo somos melhores amigas,e desde o ano passado ela está agindo diferente.
arranjou várias amigas que estão levando ela pro mau caminho (faltando as aulas para ficar sem fazer nada no colégio, não faz os trabalhos e nas médias do 1º bimestre ela tirou 7 vermelhas de 9 matérias)só que ela não tá nem aí,
eu já tentei falar pra ela que se ela não estudar ela não passa de ano, mas ela tem orgulho de dizer "Deixa eu não tô nem aí"e começa a gargalhar como se isso fosse legal, e eu como uma amiga verdadeira dela não quero que ela se dê mal no colégio. principalmente pq ela tem capacidade de estudar pq quando ela quer ela consegue...mas não ela só pensa em garotos 24 horas por dia..
Bom e isso é só uma parte,ela quando está com as "amiguinhas" dela e eu estou junto ela nem olha pra minha cara,ela finge que não estou ali... e eu odeio isso..
no colégio tem uns meninos da sétima que ela tava ficando com um só que ela não queria que ninguém soubesse além de mim e duas outras amigas.
então nos ficamos em segredo.
Ela ficava com ele sem o pai dela saber (só a mãe que sabia)
então ela fica com ele depois que bate o sinal pra ir embora (que é o das 5:30 da tarde)
Mas ela só fica com ele quando ela vem pra minha casa pq é a minha mãe que me busca td dia depois que ela sai do trabalho e em quanto isso eles ficavam dentro do banheiro dos meninos ( que é o esconderijo do colégio) pq ninguém entra lá (pq a coordenadora e as tias que ficam cuidando de lá são mulheres então elas não entram em quanto tem gente) então ela fica com ele lá.
ela só vem falar comigo quando ela quer ficar com ele ou quando ela pede pra minha mãe levar ela pra casa dela.
Eu fico revoltada pq ela só vem falar comigo quando ela quer ficar com o menino..(ou seja ela ta me usando)

cacau me ajuda o que eu faço pra abrir os olhos da minha amiga e tirar ela do buraco que ela caiu?

bjs e abrçs
M."

Bem, M. Eu pensei bem no problema e até consultei alguns amigos. E acabei escrevendo um texto enorme, mas como o problema tem várias partes, vamos lá...

Em primeiro lugar, eu entendo que esteja chateada com ela, eu também ficaria. Às vezes as pessoas mudam com o tempo e outras vezes nem tanto. A sintonia que vcs tinham antes mudou. Vc agora está em uma e ela em outra, completamente diferentes. E ela mudou mesmo, isso é óbvio. Suas preocupações e objetivos são diferentes, ela está em um caminho e vc em outro. E tem mais, na onda em que ela entrou, pelo que vc já contou, é muito diferente da sua, mas nem por isso vc deixou de gostar dela ou de se preocupar com ela. E também não precisa, tenha com ela o carinho que sempre teve. Mesmo que às vezes ela apronte umas e outras que te deixem louca da vida. Mesmo que vcs acabem se afastando, que em geral ocorre quando os interesses das pessoas mudam, não quer dizer que em algum outro momento, no futuro, não possam se aproximar novamente. E talvez, e repito, talvez, nesse momento, ela reconheça que não estava fazendo boas escolhas, mas não crie expectativas, nem para agora, nem para depois. Às vezes não há muito que fazer quando alguém quer trilhar outro caminho, apenas tentar avisar e aconselhar, e nem sempre sermos ouvidos. E esse é um caminho que não é nosso para acompanhar. Temos que aprender a perder um pouco, mesmo que fiquemos chateadas, porque é inevitável e faz parte do crescimento.

A amizade e o carinho que tem por ela não irão mudar, mesmo que se afastem por uns dez anos. E quem sabe, a pessoa que vc conheceu, possa vir a vencer essa etapa da vida, e apareça novamente em um outro momento?

É muito importante isso que está fazendo por ela de chamar ajuda para esse problema, é louvável de sua parte. Esse é o caminho certo e vc possibilitou o início de um processo de que agora em diante, os adultos cuidarão. Pelo menos, espera-se que o façam. A sua parte vc fez.

Bom, em relação a ela, eis o que pensei...

A mãe dela sabe que ela está ficando com um menino. Mesmo se ela souber disso, será que sabe que ela está ficando é no banheiro dos meninos com ele, e os dois ficam bem sozinhos lá dentro?

Olha, na minha opinião (e de quem consultei), vc precisa contar isso para a sua mãe. Afinal, a sua amiga está usando essa carona para ficar no banheiro com o menino. Sua mãe precisa saber disso.

Sua mãe (e vc talvez, mas é melhor sua mãe ir) precisa avisar a escola do que está acontecendo – esse lance deles ficarem sozinhos no banheiro. Talvez, pedir anonimato (seu e da sua mãe) nessa questão seja uma boa ideia, para a turma não cair em cima de vc (deve ter mais gente usando esse banheiro para outras coisas, eles não irão gostar nadinha desse contratempo). E vc nunca na sua vida fala que foi vc quem avisou ou tudo irá se tornar um inferno p vc nessa escola. Faça uma denúncia anônima mesmo, para se preservar. É importante que vc se preserve.


De qualquer forma, não espere que a mãe dela fique agradecida, se resolverem conversar com ela para alertar do que está acontecendo. Algumas/muitas pessoas preferem fingir que não estão vendo o problema, porque isso é mais fácil. Não que seja o caso, mas pode vir a ser. Quanto a sua amiga, tb não espere agradecimentos, fique na sua, ela não vai acreditar que quer ajudar, por isso é melhor não falar nada com ela, apenas buscar ajuda mesmo.

Esse lance de ficar assim com o menino não é legal para ela. Ele é mais velho e tem outras experiências, sem contar que os meninos pensam de um jeito e as meninas de outro. E não tem nada de romance em ficar no banheiro. É lógico que tem coisa rolando, e ela precisa aprender a se preservar mais. Com os dois sozinhos, ele tem quase que carta aberta para avançar em cima. Também, podemos dar o benefício da dúvida aos dois e supor que são muito inocentes, mas é meio difícil né? Se fossem tão inocentes assim, não estavam se escondendo.


Ele pode estar indo rápido demais para ela tb. Apesar de talvez já ter o corpo mais desenvolvido, não significa que ela realmente esteja pronta e amadurecida emocionalmente para lidar com essa agarração. Bem, falando de forma mais direta, o corpo amadurece mais rápido do que a mente em relação a sexualidade e aos relacionamentos amorosos (até por isso, às vezes, os adultos se dão bem no seu trabalho, e tem problemas na vida a dois, o trabalho é racional e objetivo e os relacionamentos não). E o ritmo dos meninos é bem diferente do das meninas. As meninas querem lidar com os sentimentos e as emoções e as paixões e os meninos querem mais ação.

A pessoa precisa de tempo e de ir no próprio ritmo ou pode se arrepender depois. E os meninos ainda podem ficar falando, o que deixaria qualquer uma muito triste.

Outra coisa, o problema das más companhias. Ou seja, a nova onda da sua amiga. Ela, pelo jeito está passando por uma fase rebelde em que sabe tudo e não precisa da ajuda de ninguém. Às vezes, as coisas vão muito além disso.


Ela pode estar com problemas em casa, isso justifica a mudança de comportamento. Pode estar preocupada e estressada com algo com o qual não sabe lidar. E esse menino pode estar pegando demais nela tb!

O fato de ser adolescente implica mudança de humor e o fato de estar crescendo. O corpo está mudando e há muitos hormônios no ar, e às vezes (ou melhor, muitas vezes, o tempo todo) essa quantidade de hormônios mexe muito com a gente. Em alguns casos, aumentando a tendência para a depressão.

Fora a confusão de não ser mais criança, mas não ser adulto, e o corpo não ser nem de criança e nem de adulto, mas algo no meio do caminho. Para umas, ele amadurece mais rápido, para outras, demora, e para outras ainda parece que ele é um eterno projeto em andamento. Então, com tudo isso, e o fato de achar que já é gente grande, a pessoa começa a achar tb que sabe tudo e quer experimentar tudo e mais um pouco. E esses, são os donos da verdade (pelo menos se julgam assim), tanto meninos quanto meninas. E os donos da verdade dificilmente aceitam que seus amigos, ou novos amigo, são más influências. Às vezes, só percebem quando, ou é quase tarde, ou já é tarde demais.

Mudança de comportamento tb pode indicar uso de drogas, mas não acho que seja o caso, ainda. Mas pode vir a ser se ela continuar a andar com essa turma. Mas é só uma hipótese! De qualquer forma, ela talvez tenha que conversar com alguém que possa ajudá-la a lidar com a causa dessa mudança e desatenção com os estudos e com ela mesma.

Bom, o que podia fazer já começou, avisando sobre o problema. De agora em diante, os adultos e responsáveis terão que lidar com isso. É a vez deles esquentarem a cabeça, vc já deu início ao processo.


bjs
Cacau
XXX
:-)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

M,
vi sua mensagem.
É um problema bastante sério e já tenho algumas ideias, mas como realmente é assunto para ser tratado com o maior cuidado possível, verei com alguns amigos o que eles acham tb.
Mantenha os pensamentos positivos.

bjs
Cacau
:-)
XXX

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ele gosta de mim, mas eu o quero como amigo

A T. escreveu pedindo ajuda nessa questão:



"Oii Caacau!! Disse q só voltariaa quando precisasse mesmo...entaum, jah deve perceber q a coisa eh sériaa néh?? Beim...paraa vcss devee serr só idiotisse...mas paraa mim, ehh mttooo ruim....vamoss lá...euu penseii q gostasse d um menino ai..(warley) mass aii, euu fikeii com ele..e descobrii q eraa só amizade...mass naum acaabaa aii naum...o negócioo, eh q elii agoraa MORRE d ódioo d mim(eh o q parece), mass euu sinceramtee, naum queriaa nunk q isso acontecessii...eu amoo elii, mas como amigo, e elii diz q mi amaa, mass morre d raívaa d mim!!!! aaaii...mi ajudaa Cacau!! O q faço???? Eh URGENTE!!!"

Pode me escrever sempre que quiser, sem problema. É um prazer :-D

Bem, vc achou que gostava dele, chegou até a ficar com ele e depois mudou de ideia. Até aí, tudo bem. A gente fica e namora para conhecer a pessoa e isso não quer dizer amor verdadeiro para sempre. É para isso que as pessoas namoram, para se conhecerem e descobrirem os pontos em comum, o amor, viverem juntos o dia-a-dia e as aventuras. Eventualmente, descobrem que o que sentiam mudou, ou na verdade nunca sentiram as mesmas coisas e aí deixam de namorar/sair/encontrar. Em alguns casos, o namoro, ou quase namoro, termina com tudo bem e em outros casos não.

Bom, vc gosta dele como amigo e isso é legal. Mas ele pelo jeito está apaixonado por vc.
Uma vez minha mãe leu uma coisa muito legal e me mostrou e eu nunca esqueci:

"Nós somos responsáveis por aqueles que cativamos."

Ou seja, precisa ter carinho com ele e fazê-lo entender que gosta muito dele como amigo e que fica tão feliz de ter um amigo especial (mas não especial em outros sentidos), faça com que ele se sinta importante e valorizado. Você pode desenvolver algum tipo de conversa nesse sentido. Não sei se ele está com raiva ou com ódio como disse. Talvez ele possa mesmo estar com raiva porque vc não está correspondendo como ele queria que estivesse. Provavelmente ele idealizou que vc se sentiria como ele se sente, mas aconteceu que vc não sente a mesma coisa.

Vc precisa, já que gosta dele como amigo mesmo, procurar a melhor forma de explicar isso de modo que ele se sinta bem tb.

Se pensar com calma descobrirá uma forma particular, sua, de dizer isso a ele.
Vc precisa ser clara, para que ele entenda bem sua posição.

E atenção, os meninos podem ser muito objetivos em relação ao que querem, eles não ficam rodeando com insinuações e nem falando de sentimentos.

Aí, só restam duas coisas, ele pode lidar com isso numa boa e manter a amizade, ou ele pode preferir se afastar. De qualquer forma, até aqui vc o respeitou e foi atenciosa. Então, faça o que puder da melhor forma que puder, o resto é com ele. No início ele deve ficar chateado, mas como ele irá lidar com isso é com ele, por isso é importante vc fazer isso com cuidado. Mas não o trate diferente, continue o tratando como sempre o fez, a não ser que ele dê a entender que quer ficar na dele.
Mesmo que ele se afaste, dê um tempo. Quem sabe, mais tarde ele pode se tornar um grande amigo... só com o tempo para saber...

Beijos
Cacau :-)
XXX

Uma referência sobre o mesmo problema:
Em um episódio de Os Simpsons, o Lisa, meu amor, o Ralph se apaixona pela Lisa e ela precisa explicar a ele que gosta dele como amigo. A Marge, a mãe dela, sugere que ela diga que fica muito lisongeada e honrada, mas que ainda não está preparada para isso (é claro que no desenho só isso não bastou, mas depois deu tudo certo, bom, é tv). De qualquer forma, fica essa ideia. O episódio é da 4 temporada.

Eu e ele não temos muito em comum, e agora?

A Mar. pediu conselhos sobre o garoto de quem gosta:


"valeu cacau.. mas isso não terminou
é assim:

como eu disse eu sou bem tímida e eu levo os estudos muito a sério.
Um dia eu esqueci o livro de português e eu coloquei a minha carteira ao lado da dela e então como eu fico mtu tempo sentada lá em quanto a minha amiga fica andando pela sala eu e ele conversamos um pouco mas como a professora não deixava a gente conversar eu tive que acabar saindo de lá.
Mas até que deu pra descobrir umas coisinhas
ele gosta mais de cachorro do que de gato (super aou contrário de mim), ele gosta de rap, axé e samba,(cujo eu nao suporte nenhuma a nao ser rap que eu ainda curto um pouco) descobri que ele ODEIA estudar e por isso que ele reprovou a 6° série..
Haa vc disse que a idade variava , achei que ele tinha mais só que ele tem 14 anos (isso nao é muita diferença é?) mas essas coisas da gente conversar é mtu raro pq como eu disse eu sento do outro lado da sala então eu só vou la do outro lado pra falar com a minha amiga ou pedir alguma coisa emprestada que dá o tempo só de falar um oi.

Ha, aí vc vai pensar, e o intervalo onde fica? Bom o intervalo como eu disse ele reprovou e entao ele fica com o pessoal da sétima série ou com os outros repetentes da minha sala e eu não tenho coragem nenhuma de chegar e falar com ele pq aí é claro que ele vai notar que eu gosto dele, e os amigos dele ficam na quadra justamente conversando com ele, e mexer com o povo da sétima nao é mtu bom se nao ainda acaba saindo briga e eu nao quero apanhar por causa de um menino ou só porque mesmo ninguém da minha sala fala com ele quando ele está com os amigos dele

Tem vezes que no recreio mesmo eles jogam futebol ( que eu odeeio)
Fala sério, ninguém merece nao temos nada ainda que eu descobri em comum e eu só fico secando ele do outro lado da sala que é o que dá pra fazer sem que ele perceba.

se ele odeia estudar entao nao dá pra fazer grupo de estudos ou ler um livrinho que ele vai odiar.

nao tem como conversar (assunto tem de sobras mas oportunidades 0)
talvez pedir para a minha amiga mudar de lugar seja a unica opção.

se tiver algo a dizer por favor diga pq estou desesperada.

bjs MAR"

Bem Mar, isso está meio complicado mesmo.
O que mais me chamou a atenção é que pode dar briga se for falar com ele quando ele estiver com a turma da 7?! Puxa vida! Que garoto complicado! E que turma é essa, a dele?!

O que precisa fazer é realmente avaliar a situação. Tente deixar a parte sentimental de lado e faça uma avaliação objetiva. vc precisa mesmo pesar o que sente e o que é melhor para vc. E se resolver entrar mesmo nessa de querer ficar com ele, será um relacionamento, digo com base no que escreveu, sem muito em comum.

Eu não acho que idade seja um problema. Vc tem treze (é isso?) e ele catorze, é bem próximo, não precisa esquentar, esquente com essa turma dele...

Se vcs forem namorar, aí, como é que fica? Imagine, todo domingo que tiver jogo de futebol será complicado. Qualquer dia que tiver jogo com o time dele será complicado, porque no caso, vc não curte muito. É claro que as vezes nós temos que ceder, ou vai fazer uma coisa com as amigas e o deixa com o jogo ou passa a acompanhar, mesmo que mais ou menos, os jogos.

Vc valoriza os estudos e ele já provou que não liga (pelo menos por enquanto, talvez quando chegar na faculdade ele mude de opinião, mas tb não dá para vc ficar esperando dez anos para ele mudar de idéia) aí tá arriscado vc ficar ajudando ele no dever de casa. Aí, vc acaba sem querer ou ajudando-o a melhorar nos estudos (o que é bom, e ele quem sabe,passa a se interessar um pouco) ou estarão sempre divergindo.
Pode deixar por hora a idéia de encontrar com a desculpa de estudar ou de ler livros ou qualquer coisa ligada a estudo e escola...

Os gostos musicais dizem muita coisa e variam com o tempo. Com esse gosto dele, ele deve gostar de dançar, isso é bacana. Você gosta de alguma coisa de rap, né? Tente escutar algo do Eminem (algumas coisas são até legais, outras um pouco fortes), daí, comenta com ele. Mas tente descobrir algo que possam ter em comum.

Ou vc pode tb simplesmente deixar para preocupar com essas questões quando for realmente necessário, afinal, vcs mal conversaram ainda. Talvez ele tenha dado uma má primeira impressão.

Talvez precisem conversar mais. Pegue mais coisas emprestadas com sua amiga, fala para ela te ajudar. Vai sempre conversar com ela e daí, conversa com ele também. Só duas coisas podem acontecer, vc descobre mais em comum ou simplesmente relaxa e conversa bastante com ele, ou verá que ele não é bem o que imaginou e o que esperava.

Às vezes, muitas vezes, e isso acontece com todo mundo, nós idealizamos a pessoa. Nós a imaginamos do jeitinho que queremos e acabamos não vendo como ela realmente é. Ficamos tão ligadas na fantasia que fizemos e que não aceitamos que ele não seja daquela forma e quando caímos em nós mesmas, ficamos decepcionadas, mas isso passa. Uma vez tinha um gato lá na minha turma. Ele era de outra turma, mas veio para minha, enfim, eu o achava gatíssimo. Venci a timidez, conversava um pouquinho, mas bem pouquinho. Com o tempo, conversa vem conversa vai, vi que ele não era o deus grego que eu imaginava, na verdade, estava bem longe de ser. Ele era muito bonzinho, isso é verdade, um amor de pessoa, uma gracinha e gosto muito dele até hoje, apesar de nem termos aula juntos mais. Mas não tínhamos nada em comum. Ele era muito atrapalhado, consigo mesmo e com os estudos e com tudo. Era super tranquilo, mas tranquilo demais, não se cuidava direito e o que aconteceu é quando nos aproximamos mais, passamos a conversar mais e tudo, era eu que já não tinha a mesma paixão platônica de antes. Não que isso vá acontecer com vc, pode ser que sim, pode ser que não, mas aconteceu comigo.

faça o que achar melhor e o que tiver vontade, mas pense bem antes. Se quiser se aproximar mais dele (se não for esse será outro príncipe), ele vai acabar sabendo, ele terá que saber que vc gosta dele, mas precisa ser discreta. e preferência de um jeito que não fique evidentemente claro que gosta dele, pois se ele der para trás, vc tem que poder sair dessa com dignidade. Os garotos não adivinham muito bem as nossas deixas e mensagens subliminares, o que é uma pena, pois facilitaria muito nossas vidas.
vai jogando charme em cima dele, sorria bastante!

Agora, falando sério, se por acaso acha a turma dele esquisita, repense duas vezes ficar com ele. na verdade, repense bastante. Já diziam há muito tempo: "Diga-me com quem andas e saberei quem és", pode parecer meio bobo, mas é verdade. Vc pode se decpcionar. Eu já me decepcionei algumas vezes, isso sempre irá acontecer. às vezes nós queremos gostar de alguém, queremos que aquilo dê certo, mas simplesmente os gênios não combinam.

Se não rolar mesmo, daí, então, procure um novo gatão. Se não achar na escola, quem sabe em outro lugar? Clube, praia, cursinho de inglês (ou outra coisa), escola de esportes, tem muitos gatões fazendo artes marciais, vc pode só ir ver, quem sabe não existe uma escola de dança ao lado de uma de artes marciais? Hehehehe
Primos das primas, primos das amigas, irmãos das amigas (paquera platônica esses:-), mas eles podem ter amigos!). Procure uma turma bacana que tenha a ver com vc e vc acaba sendo apresentada para um cara bem legal.

Bjs
Cacau :-D
XXX

sábado, 6 de junho de 2009

Mais 15 anos

Antes de mais nada M., estou pensando no seu problema e já já escrevo.

Bem, mais um pedido de ajuda de 15 anos:

"Cacau
Hoje eu tenhouma festa de 15 anos pra
ir e não sei q roupa colocar
me ajude por favor"

Bem, amiga, a festa é festona chique com tudo que tem direito ou é uma só uma festa?

Bem, para 15 anos, como já disse no texto "15 anos", está no blog, nas postagens de abril:
http://cacauninguemmerece.blogspot.com/2009_04_01_archive.html

tem a grande festa de 15 anos que é mais complicada (está tudo detalhado nesse texto, olhe nas postagens de abril), tem que confirmar o RSVP (presença), o vestido deve ser longo ou habillé (no meio da canela ou pouco abaixo do joelho, do jeito que as coisas tem mudado mesmo), tem que caprichar no cabelo e na maquiagem por causa das fotos e por sua causa principalmente.

Bem, como é 15 anos, é uma data bem importante, o mais usual é usar vestido, sem dúvida alguma. Se não é a festa formal mesmo de 15 anos, é mais um festa sem tantas preocupações, não precisa se preocupar tanto com o comprimento certo do vestido. Mas se for a "tal festa", aí, é bom pensar no comprimento, principalmente se a aniversariante for preocupada com essas coisas e der importância demais a esse tipo de detalhe, afinal, se tiver colocado no convite a informação de que é traje passeio completo, não tenha dúvidas, isso é longo ou habillé e ela estará esperando que todas sigam a regra. Se não for ela, foi a mãe ou outra pessoa que colocou que é o tal traje especial, e estará eventualmente reparando. É lógico que dificialmente alguém irá de barrar tb...

Portanto, de uma forma ou de outra, eu optaria por um vestido bem bonito e capricharia nos acessórios, brincos, colar, pulseira, aneis, o que combinar mais com você, sem exageros. Uma sandália bem bonita com um saltinho baixo (se gostar, é claro). Se colocar um sapato fechado como scarpin, uma meia-calça combinaria muito bem (isso se optar por algo mais formal, eu ainda prefiro as sandálias, acho elas mais leves, o scarpin (pronuncia `scarpen/scarpaen`) é bem formal, mas tem alguns lindos!).

E quanto a maquiagem, menos é mais, vc deve se maquiar para não parecer que se maquiou. Nunca exagere nas sombras. Faça uma maquiagem mais natural, capriche nos olhos e escolha um batom bem bonito! :-)

boa festa!

bjs
Cacau

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Gosto de um menino e minha amiga tb! Do mesmo!

A M. escreveu pedindo dicas.

Eu fui colocando em negrito partes do texto para ir comentando depois:

"bom eu também tenho esse problema de amigas só que o meu é um pouco diferente...

é assim, o menino de quem eu gosto é mais velho
(lógico entao que ele vai gostar de meninas mais da idade dele) isso é um obstáculo pequeno..


mas tenho o problema seguinte:

eu amooo ele, ele nao percebeu pq nao consigo demonstrar pois sou mtu tímida pra falar alguma coisa,a minha amiga pelo contrário senta na carteira de tras da dele e entao eles conversam pra caramba..
ela sabe que eu gosto dele, mas ela nao colabora e a cada poucos minutos ela tá falando dele como se ele estivesse gostando dela..
eu porém sento na antepenúltima carteira do outro lado da sala, que é mais um obstáculo pq nao vou ter o que falar com ele ...

quando a gente sai para o intervalo tento ficar o mais perto possível, mas acabo desistindo pq ele nunca me olha, ele também parece ser tímido comigo, mas nao com outras pessoas... mas ele tbm nem me conhece..


sou mtu certinha e meio que nao tenhu liberdade para sair
e tbm nao ganho mesada..
. entao nao daria pra ir assistir um treino ou comprar um doce ou um gatorade para ele quando sair de algum lugar...
a gente nao se fala nunca, mais um obstáculo: ele mora longe da minha casa, entao tbm nao dá pra ir ao mercadinho e ter esperanças de encontrá-lo na rua..

e tipo, ele mora 3 ruas pra cima da casa da minha amiga, entao ela tem mais chances de encontrar ele do que eu, se eu nao soubesse que ela gosta de outro eu diria que ela ta afim dele e eu nao quero passar por td isso de novo
já brigamos demais por causa de um mesmo menino que nós gostavamos e ele preferiu ela do que eu mas logo acabei esquecendo..

mas acho que dessa vez eu nao estou só gostando, sinto que alguma coisa aqui no fundo nao é so gostar pode ser até mais do que AMAR
e sei lá qualquer coisa sobre ele e eu já me derreto!!


o que eu faço se eu pedir pra ficar com ele, tenho medo de que ele diga nao. e que eu fique chorando magoada pelos cantos...

e outra, ele vai espalhar pra todo mundo que ele disse que nao iria querer ficar comigo se eu pedisse


pelo amor de deus me ajuda o que eu faço?"

Éééé... tá complicado.

Bem, ele é quantos anos mais velho? dependendo da idade pode complicar mesmo. Mas se ele está na sua sala na escola, ele não pode ser tão mais velho assim. Além do mais, ele deve conviver com gente da sua turma e da idade dele. Agora se a diferença de tipo 13 anos para 15 anos, aí sim, as coisas são diferentes.

Bem, levando em consideração de que sejam quase da mesma idade, pelo que disse, sua amiga realmente não está colaborando com vc. Então, só lhe resta pensar muito bem no que fazer e nos próximos passos. É como um jogo de estratégia, como damas ou xadrez ou war. Avalie o que realmente quer, o que vale à pena e como conquistar.

Vc mesma já separou os obstáculos:
É tímida, por isso não consegue conversar com ele. Precisa trabalhar isso. Ensaie jogar conversa fora. Pergunte alguma coisa do dever de casa, comece a conversar, pergunta se tem msn, orkut... entre no orkut dele e veja se por acaso já tem namorada ou se sua amiga tá mesmo dando de cima dele. Precisa saber qual é a verdadeira intenção dela. Disse que ela gosta de outro garoto, talvez ela goste dos dois garotos. Ou não. Ou talvez ela apenas não perceba as coisas. Vc pode fazer mil insinuações, que muitas sacariam, mas ela não. Tem gente que é assim, não presta atenção em nada e não sabem o que está acontecendo em volta. Se for o caso, esclareça a situação, que vc gosta dele e gostaria da ajuda dela para se aproximar dele. Se ela gostar mesmo de outro garoto, não haverá problema para te ajudar. Quem sabe trocar de lugar com você na sala? Pelo menos de vez em quando...
Mas esse lance dela ficar falando dele como se ele gostasse dela, não sei não... às vezes ele não está nem aí para ela e ela só está exagerando.
E como disse, não quer brigar com ela de novo, então veja bem o que ela está pensando para não ter mais confusão como da outra vez, tentem entrar em um acordo.

Voltando a parte de jogar conversa fora, tem muita coisa para conversar:
- aulas, professores (falar bem ou falar mal, sempre tem alguma coisa para falar deles); esportes (se ele gostar, pergunta qual é o time favorito dele, etc);
- filmes (x-men, wolverine, Homem-aranha, Indiana Jones, Guerra nas Estrelas, De volta para o futuro, Senhor dos Anéis,Velozes e Furiosos-desafio em tóquio, filmes de samurais, filmes de terror, filmes de comédia) ele deve gostar de algum desses...;
- música: cantores, cantoras, bandas, sites, downloads;
- histórias em quadrinhos - é todo um universo de desenhistas e escritores e aventuras, um monte de garotos e muitas meninas tb, curtem quadrinhos, e é assunto que não acaba;
- séries: smallville, one tree hill, gossip girl, i-carly, Ned;
- desenho animado, existe um monte: Bob Esponja, padrinhos Mágicos, Simpsons, etc.
- livros, existem muitos livros legais, quem sabe ele não gosta de ler?
Como vê, vcs devem ter alguma coisa em comum no meio de tudo isso para conversar. Mas não o afogue em um questionário sobre o que ele gosta, vai conversando numa boa e tentando descobrir. Se chegar com tudo ele assusta.

Então, ele precisa te conhecer e ver como vc é legal! Vc mesma disse que ele não te conhece, então vamos a luta. Porque daqui à pouco as aulas acabam e depois é só em agosto.

Quanto a ser certinha, isso não é problema nenhum, eu tb sou mais para certinha.
Se os outros estão mais para não-certinhos não preocupa com eles, preocupe-se com vc. O que vc faz ou não faz é com vc, o que os outros fazem é problema deles. Tem uma idéia errada de que todo mundo tem que ficar, e tem que fazer um monte de coisas porque os outros já fazem, mas as coisas não são bem assim. vc faz o que tem certeza de que é melhor para vc. Os outros são os outros.
Sem contar que quando a turma se gaba de que ficou e beijou, pode ter certeza de que boa parte está mentindo ou exagerando.

Vc não tem liberdade para sair, mas tem liberdade para ir na aula todo dia. Terá que se aproximar dele na escola mesmo, que aliás é o melhor lugar mesmo. Ele é do tipo que gosta do que? Como eu disse antes, tem que descobrir do que ele gosta e mostrar interesse no assunto. Tipo se gosta de ler, se gosta de TV, de esportes. No caso de esportes, às vezes ele faz parte de um time da escola mesmo, aí fica fácil ver ele treinando ou jogando. Não esquenta com a parte da mesada, quando falo para levar um doce, é só um agrado, doce pode ser bala de 5 centavos, mas não precisa preocupar com isso. É que oferecer algo tipo "alguém quer bala?" é uma forma de se aproximar. Tipo, vc pára perto dele no corredor, e pega uma bala, aí, "percebe" que ele está do seu lado e oferece para ele tb e começa a conversar.
Se sua amiga não estiver mesmo interessada nele, vcs podem combinar de estudar/conversar na casa dela (já que mora perto dele mesmo) e chama ele. Tipo, um grupo de estudos para as provas que estão chegando. E aí, chama o outro garoto de quem ela gosta para vc não ter qualquer problema com ela. E imagino que para ir estudar na casa de uma amiga, não deve ser problema para o seu pessoal, procure saber antes de combinar, senão, às vezes quem sabe, é mais fácil ele ir na sua casa... e se ele for mesmo, que legal! Aí, pense bem se quer chamar mesmo mais gente ou não para o grupo de estudos. Mais gente junta, menos pressão e bem divertido - só vcs, mais liberdade para conversar.

Sobre pedir para ficar com ele, eu não sei não. Eu não me exporia tanto assim, como vc mesma disse, depois ele pode contar para todo mundo. É melhor se cuidar melhor e ir conversando mesmo, numa boa, se rolar tudo bem, senão, pelo menos não paga mico.

Como disse, o outro garoto que vc e sua amiga disputaram, vc logo esqueceu, se acontecer de novo, vc vai esquecer de nv depois de um tempo. Quando ficamos loucamente apaixonadas assim, com toda essa intensidade, isso esfria bem rapidinho tb, a gente sofre, lógico, mas passa. E logo nos apaixonamos de novo...