sábado, 10 de abril de 2010

querer morrer não é solução



A foto é de uma sakura, uma cerejeira do japão - a cerejeira em flor mostra que tudo muda e se transforma e é um processo constante de mudança e renovação

Há pouco tempo alguém muito triste escreveu no blog que queria morrer, e mais alguém, tb muito triste, escreveu essas palavras nos comentários. Às vezes ficamos muito triste com muitas coisas, ou com uma coisa, é tudo parece difícil, mas temos que ter força e pensamento positivo, como escrevi no outro post, a vida é como uma roda ela está sempre girando...

Anônimo escreveu:
Acredito que a morte pra mim seria uma solução..muitos deixariam de sofrer...tb quero morrer

Por que vc acha que muitos deixariam de sofrer com a sua ida?

Temos que lembrar, que ir por esse lado não é bom para ninguém, principalmente para vc, vc acaba sofrendo mais, as consequencias são muito grandes...

Se vc está aqui, é porque há um motivo, tudo tem um significado. Todo ser vivo tem uma razão de existir, o problema é que não vemos o todo, apenas as partes.

Se tem problemas com seus pais, ou irmãos e irmãs ou outras pessoas, tente conversar com eles, ou, se isso realmente não for possível, converse com alguém. Procure um amigo ou uma amiga, alguém da escola para desabafar. Diga que precisa conversar com alguém, que alguém precisa te ouvir. Nós podemos conversar pelo blog se quiser, ou por email...

Às vezes a gente acha que está sozinha ou sozinho no mundo e isso traz um sentimento de desespero e desesperança - falta de esperança. E é terrível. Mas alguém já escreveu que ninguém é uma ilha. Tente ver os amigos ou pessoas mais próximas que podem ser amigas e podem te ajudar - pode ser uma colega ou um colega, uma professora, um terapeuta ou uma terapeuta ou alguém que não vê há muito tempo... Passe a perceber as pessoas que estão em volta, principalmente na escola que tem muita gente, ou mesmo em casa.

Acontece das pessoas mais próximas, em casa por exemplo, dizerem palavras muito duras que nos magoam profundamente. Talvez digam coisas terríveis para magoar e depois se arrependem ou levam algum tempo para que percebam o impacto de suas palavras negativas ou críticas constantes. Às vezes levam anos para notarem o mal que aquelas palavras causaram e quem ficou no caminho ou escutou essas palavras tão duras sofre imensamente. Se te disseram coisas duras e muito ruins não quer dizer que sejam realmente verdadeiras, podem ser frutos de momentos de raiva e estresse ou mesmo de egoísmo, muita gente só pensa nelas e não vê o lado da outra pessoa - filha, irmã, mãe, avó, aluna, professora, irmão, pai, etc.

Vi um filme outro dia (Nem parece minha irmã) em que uma irmã vai visitar a outra, ambas já adultas, casadas, com seus filhos e suas vidas, uma mora no interior e outra na cidade. A irmã do interior que vai visitar a outra na cidade é alegre e está sempre de bom humor e a outra, que a recebe está com muitos problemas, mas finge que tudo está bem. Ela tem raiva do marido, não tem paciência com o filho pequeno, tem falsas amigas - e sua melhor amiga a trai, tem raiva da mãe e tenta manter as aparências e está muito infeliz, mas não percebe que está com profunda depressão e com isso agride a todos com palavras terríveis e atitudes falsas. Trata muito mal sua irmã que tenta ajudá-la. Tenta saber o que está havendo, mas a irmã deprimida e violenta se fecha em si, não fala dos problemas porque não pode haver problemas, ela quer manter a ilusão de que tudo está como deve ser e não tolera sua irmã que está de bem com tudo e com todos e a acha tola e ignorante. No final seja a lhe dar um tapa e por fim as duas se separam.

A falta de diálogo é um grande problema. Não são todas as pessoas que percebem quando alguém está para baixo e infelizmente a maioria das pessoas só pensa: isso não é problema meu.
Então, é preciso querer conversar. Algumas famílias estão desestruturadas e ninguém se comunica direito (é claro que só algumas são assim) e por isso não sabem o que está acontecendo. Vc precisa conversar e desabafar. Querer morrer não é uma solução, vc está muito triste e essas fantasias negativas colam na nossa cabeça como chiclete e vc pensa mais e mais nisso, deve deixar esses pensamentos de lado. A solução é procurar alguém para conversar, uma amiga, um amigo ou até mesmo a mãe de uma amiga, uma professora, psicóloga ou psicólogo da escola. É só chegar e falar que precisa muito conversar e que precisa ser naquela hora ou o mais rápido possível.

Quando uma pessoa está muito triste, existe um processo chamado depressão, mas não quer dizer que ele durará para sempre, muita gente passa por ele, mais do que imaginamos - adultos e adolescentes e até crianças - ainda mais hj em dia em que a vida é corrida, as relações muitas vezes são superficiais, ou os relacionamentos estão complicados, ou mesmo em etapas da vida em que ocorrerão perdas de pessoas queridas - pais, mães, irmãos, irmãs, tias, tios, avós, melhores amigas ou amigos.

Tem uma pessoa que pode ajudar a vencer esse processo que é o terapeueta / psicólogo, ela, ou ele, cuida das pessoas quando estão muito nervosas ou tristes e são muito gentis. Muita gente faz terapia, mesmo quandonão estão nervosos ou tristes demais, mas para falar do que estão sentindo e descobrir como chegaram nesse sentimentos. As escolas, em geral, costumam ter um psicólogo...

Eu já perdi pessoas muito queridas e importantes para mim e fiquei muito, mas muito triste mesmo e durante um certo tempo só pensava em coisas tristes, mas com o convívio da família e dos amigos, esse sentimento de tristeza deu lugar a saudade e ao carinho.

Então, tenha carinho por si mesma ( ou si mesmo) e muita paciência. Evite pensar em coisas negativas, evite livros e filmes negativos, procure as coisas alegres e belas, passeie, procure suas amigas e amigos ( os amigos queridos, amigos de verdade, ou mesmo os novos, vc pode se surprender onde encontrará um grande amigo ou amiga) eles podem te dar uma grande força. Seus amigos precisam saber que vc precisa deles... muitas vezes, eles não conseguem perceber o que está acontecendo porque falamos sempre que está tudo bem, quando na verdade não está nada bem.

Como disse a vida é uma página em branco, o melhor é todo dia escrever ou desenhar o dia novo da forma que queremos ao invés de repetir o dia negro de ontem. Pensar que hj evitarei coisas tristes e procurarei o que é alegre e belo :-)

Não podemos ver a vida como um todo, apenas as pequenas partes, que são dos dias, as horas, os meses e alguns anos, e a medida que vamos crescendo, percebemos mais os outros anos e as fases da vida ficam mais claras para nós. É como se fossemos uma das raízes de uma grande árvore, a raiz está embaixo da terra e não pode ver como a árvore é grande e bela no todo, a raiz só vê a parte de raiz. Por isso que as pessoas mais idosas dizem que a vida passa muito rápido e é preciso aproveitá-la. Tudo tem um motivo e um significado, é por isso que estamos aqui e vivemos tantos momentos diferentes, mas únicos. Tenha carinho com vc e pense que isso é uma jornada, há toda uma viagem ainda e muitas pessoas incríveis para conhecer.

e escreva mais :-)
quando quiser :-D

e as meninas do blog e os meninos podem ter mensagens positivas tb aqui!

Cacau
XXX

10 comentários:

  1. Cacau queria desesperadamente da sua ajuda! Tentei falar c vc antes mas vc não respondeu! Como que eu faço pra fz parte da pessoas descoladas da minha sala ! Como faço pra ser "popular" por favor me ajudee !PRECISO DE VC ! ♥ queria poder ter muuitos amigoos!

    ResponderExcluir
  2. Cacau, adorei a ultima postagem, eu não quero morrer não, se eu escolhesse viveria para sempre na vida! Mesmo assim Você está namorando o Plinio?

    ResponderExcluir
  3. Oi Cacau,adoro o seu blog e queria que você me ajudasse,eu sou uma pessoa assim quieta e tímida,queria me soltar mais e no caso dos meninos tbm,queria fikar com alguem,que alguem tbm me olhasse,mas essa timidez me atrapalha,me ajuda por favor!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. olá cacau td bem ?
    adoro seu blog leio praticamente toda semana
    e eu tenho um problema. Tudo começou assim :
    No ano passado (2009) eu comecei a gostar de um garoto da sexta série e eu era da quinta série a gente conversava se falava e tudo e todo dia ele ia na minha sala pra me ver ou falava comigo no intervalo.Eu não me acho nada bonita e um dia ele chegou perto de mim e disse você é linda para com isso.Já gostando dele eu gamei mais ainda, varios amigos dele já tinha pedido pra ficar comigo, mas eu não quis.Ele e um amigo me seguia no intervalo quase todos os dias porque tinhas uns meninos que ficavam mexendo comigo e depois de uma semana nenhum garoto mexia comigo mais obviamente eram eles que falavem com os garotos.Foram poucas vezes que eu falei com ele, mas toda as vezes que eu ia perguntar o nome dele alguem me puxava ou alguma coisa acontecia ou acabava o intervalo ou a aula e assim ia .Então pra piorar nem sei o nome dele.
    Por fim nos ultimos dias de aula ele não veio mais acabo o ano e eu não falei e nem vi mais ele.
    Nesse ano eu estou na sexta série e ele deve estar na setima mas tem um porem na minha escola só tem setima serie de manhã e só tem sexta serie a tarde.
    Nunca mais o vi e mesmo nem sei se ele continua na escola.
    Meu mundo está desabando, coneço muita gente minhas amigas já brigaram comigo por causa disso mais é dificil esquecer ele (ele tinha um charme que não dava pra resistir)e sempre estou com ele na cabeça não consigo dar um sorriso mais estou ficando mais isolada.Apesar que um dia desses o amigo dele me achou no orkut e pediu meu msn eu passei e perguntei dos amigos dele se ainda estavam na escola ele disse que a maioria estava eu perguntei o nome do amigo dele que vinha falar comigo ele disse que era varios e não sabia qual deles era então deu quase na mesma só não falei que tava afim de um amigo dele porque ele é muito afim de mim e é capaz de ele ficar sem falar comigo.Cacau me ajuda não sei mais o que fazer é URGENTE! por favor responde logo eu sei que tem muitas coisas pra responder mais eu não sei e aguento mais isso por muito tempo.

    bjbj ;* Thamires
    obg :)

    ResponderExcluir
  5. Cacau, o tempo passou e agora gosto de dois garotos, nao sei por quem meu coraçao bate!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Um nem da bola pra mim...outro mudou de classe e só nos falamos por msn!!!SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!O que eu faço...????

    ResponderExcluir
  6. Oiie...sabii ato mal dimais...aconteceu uns assuntos ai com minha familia e não to suportando mais minha mae e nen meu pai...sabi parece ke minha vida tah um tunel sem saida só vejo escuridão...e nada de saida...e a unica palavra ke vem na mente é a morte...sei ke estou errada pelo menos...eles me eskeceriam com o tempo...beijos

    ResponderExcluir
  7. Cacau eu fiz um blog...
    mais tipo ele foi inspirado no seu blog e no seu livro ninguém merece eu leio ele todo dia e eu amo ler seus livros!!!
    e suas histórias..
    No seu livro vc diz que tem msn e orkut!!!
    vc pode me passar?!
    bj
    gaby

    ResponderExcluir
  8. By francy

    AAAAAA '-' adorei o Bloog, sabe eu tambem deveria pensar assim, na verdade pensava até acontecer tudo oque aconteceu e continua acontecendo
    Tenho 16 anos e parece que na adolecencia qualquer coisa que acontece parece ser O FIM
    Ultimamente tenho passado por coisas muito dificeis, ja tentei mil maneiras de me matar, as vezes achamos drama querer parar tudo com um FIM
    mas quando não se aguenta mais sofrer é apenas isso que se passa na cabeç
    Ja tentei tana coisa, cortar os pulsos (tipicodeadoolecentes
    Tente me inforcar algumas vezes.. mas diante disso a vida comesa a se passar pela sua cabeça e voce ve que ainda tem muito pela frente
    Ja tomei varios remedios juntos para curar a dor interna. e prefir ficar com senssação de zonseira á ficar lúcida e suportar a dor
    Acho que o verdadeiro motivo de eu não ter consegido isso é minha familia, Minha mãe eu imagino como ela ficaria se eu em mataace e ainda por motivos bobos, que sempre tem como resolver , mas nem sempre a gente sabe como
    Tenho um irmão'zinho e uma irmã e imagino se um dia eles precisatrem de mim eu não vou estar akie , entã cho que isso é a base de tudo
    acho que isso que me faz continuar akiee,
    Mas confeso qeu isso é bem dificil suportar ..Tenho cadernos depoesias, mas só falam sobre MORTE meu orkut e msn .. estão rodeados de fotos e frases,textos sobre o assunto
    parece que nada mais importa a não ser a MORTE
    mas espero superrar tudo antes de fazer outras besteiras
    ADOREI SEU BLOG viu ♥
    Aaah, quem quizer msn adc la
    francy_pps@hotmail.com
    Orkut: sabrina_britty@hotmail.com <-acho que é isso
    Bjãao '-'

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cacau...
    Eu tmb adoro chocolate ^^
    Realmente é difícil tirar essa idéias horrível de morte da cabeça. Eu passei por depressão,sem nenhum motivo aparente (não foi morte de ninguém etc), fiquei quase 3 anos assim. Mas a cada dia, sei lá, isso tem me deixado, e tenho escrito um novo dia. Eu aconselho as pessoas a deixar os dias passarem. Mesmo aqueles que parecem vazios e sem sentido. Deixem passar. Não sabemos como vai se amanha, e a vida é algo irrecuperável.Então, sigam, mesmo que só vejam sentido em parar. sigam...

    Beijosss :**

    ResponderExcluir