segunda-feira, 22 de novembro de 2010

trabalho escolar - formação humana


Cacauu! HELP ME! A professora de formação humana mandou fazer um trabalho escolar cujo tema era livre, mas estou sem ideiaas.

O que é, exatamente, essa matéria formação humana?
É sobre ética e cidadania, ou é relacionada ao ponto de vista espiritual?
Ou crescimento pessoal?

Se for algo assim, vc pode pegar uma personalidade muito conhecida e fazer o trabalho sobre ela, quem sabe? Ou sobre sua luta. Eis algumas:

Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi, lutou pela paz e pela independência do povo indiano e teve um grande impacto no mundo (no prêmio Nobel da Paz de 1989, recebido pelo Dalai Lama, o presidente do comitê disse que o prêmio era "em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi");

Martin Luther King

Martin Luther King, lutou pelos direitos civis nos EUA e no mundo, recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1964, seu discurso mais conhecido é "Eu tenho um sonho", e era seguidor do princípio de Gandhi de não-violência.

Nelson Mandela, ativista pelos direitos na África do Sul, lutou pela liberdade e chegou a ser presidente da África do Sul (1994-1999)

Vc pode focar o seu trabalho nisso, na luta pelos direitos humanos citando esses ativistas, e principalmente, citando o princípio da não-violência de Gandhi. Ou fazer um trabalho focado apenas em uma personalidade, que pode ser o próprio Gandhi, ou outra tb. Já que é tema livre - (verifique se é isso mesmo, totalmente livre)... Bom, aí vc pode escolher mesmo.

Pode fazer sobre arte também. Citar um grande artista como Michelangelo, ou Caravaggio, ou um impressionista como Renoir... Ou o trabalho de um escritor como Mark Twain, Tolkien (os meninos é que gostam muito desse), Shakeaspeare...

Procure algo significativo para mostrar. Alguém, ou um projeto, ou uma ideia, que causou uma mudança positiva no mundo. A luta pelos direitos humanos é muito significativa, é um ótimo tópico se a matéria é essa mesma: relacionada a formação ética e moral do ser humano. É analisando essas personalidades e seu trabalho que percebemos que ainda temos um longo caminho para a evolução do ser humano, quando todas as crianças, adultos e idosos forem tratados com dignidade, sem distinção de etnia, partido, religião ou qualquer outra que afaste os seres humanos e provoque conflitos e sofrimento.

Há filmes sobre Gandhi e Martin Luther King. Acredito que tenham documentários sobre Mandela tb.
Existe um filme tb, de 2008, chamado Baile de Formatura no Mississipi.
Veja o link:
http://textosdoblog0news.blogspot.com/2009/07/filme-acompanha-baile-misto-nos-eua.html

Mesmo depois de toda luta pelos direitos civis e contra o racismo, ainda em 2008, em uma pequena cidade dos EUA, na escola pública local, o baile de formatura era segregado (segregação racial). E assim vemos, que a luta ainda é grande para unir as pessoas. No filme, produzido por Morgan Freeman, ele oferece (duas vezes, só na segunda vez que aceitam), que vai bancar todo o baile de formatura dos estudantes, desde que ele seja misto, juntando os estudantes de diferentes etnias, pois antes, o baile era apenas para brancos. Citando exemplos assim, mais recentes, dá para apontar que ainda existem problemas de direitos civis, apesar de tudo o que já aconteceu e de todas as pessoas que morreram nessa luta. O filme mesmo é uma série de entrevistas, são os preparativos e várias entrevistas, e tudo mais, mas é real mesmo.

Escritores da Liberdade

Há outro filme interessante que se chama Escritores da Liberdade, que vai te dar muitas ideias. É uma professora que vai lecionar em uma escola em que todos são divididos em gangues e cheios de problemas de preconceito de todos os tipos e cercados de violência. Ele dá um trabalho bacana sobre a intolerância.

Mas atenção, não sei a indicação de faixa etária dele. Ele aponta momentos históricos significativos e o que representam e sobre os problemas que aqueles estudantes vivem, é um filme muito bonito e ele todo é baseado em uma história real.

Vc pode procurar videos no youtube sobre essas personalidades citadas e sobre os assuntos, mas veja a fonte primeiro para ver se é sério mesmo... Há vídeos, ensinamentos, discursos...

Acredito ter lhe dado várias ideias, hehehe :-D

coloco abaixo o discurso mais famoso de Martin Luther King em 28-08-1963:


boa sorte
bjs
Cacau
XXX

Um comentário:

  1. Cacauu, formação humana é sobre ética e cidadania, mais eu quero um tema que prenda a arenção tanto das meninas quanto dos meninos( na verdade eu não vou apresentar um trabalho, vou dar uma aula...)Bjo Linda.Laura!

    ResponderExcluir